24.5.18

pergunta

ligo para o meu pai
para perguntar se ele tem ideia
do que pode ser uma espécie
de baba branca que apareceu
em uma das minhas plantas
ele acha que pode ser água demais
mas pode ser também fungo
ou as duas coisas
concordo e não sei como
mudar de assunto
porque eu queria mesmo
era continuar uma conversa
de um outro dia
quando perguntei com o
descaramento destes novos tempos
se era mesmo preciso partir
a pergunta veio assim mesmo
descarada, descarnada
sem tempo e espaço
mas ele soube perfeitamente
do que eu estava falando
ou não tão perfeitamente
porque da minha desconfiança
e das histórias mal contadas
aludidas por d. ele nem desconfia
ele me olhou e riu querendo dizer
talvez que o passado é o que foi
ou talvez o contrário que ele é
o que já fizemos dele e então
como fazê-lo falar daquela dor
ou de alguma outra coisa
que não se define tão bem
entre a liberdade e o medo
como perguntar
sem saber a resposta